segunda-feira, 18 de maio de 2009

Currículo Oficial do Estado de São Paulo


Em 2009 a Proposta Curricular foi revista e ampliada, considerando as sugestões dos professores e gestores. Ela tem também amparo legal: a Resolução SE-76, de 7/11/2008, que dispões sobre a implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ciclo II do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e passa a ser o referencial básico obrigatório para a formulação da Proposta Pedagógica das escolas da rede estadual. Portanto ela deixa de ser proposta e passa a ser o Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
O Novo Currículo foi construído de modo a contemplar as necessidades de se estabelecer referenciais comuns que atendam ao princípio de garantia de padrão de qualidade previsto pelo inciso
IX do artigo 3º da Lei nº 9.394/96 e de subsidiar as equipes escolares com diretrizes e orientações curriculares comuns que garantam ao aluno acesso aos conteúdos básicos, saberes e competências essenciais e específicas a cada etapa do segmento ou nível de ensino oferecido.

Em relação ao currículo de Matemática, a apresentação como uma área específica não pretende amplificar suas supostas peculiaridades nem caracterizá-la como um tema excessivamente especializado ou relevante. Visa apenas a uma exploração mais adequada de suas possibilidades de servir às outras áreas, na grande tarefa de transformar a informação em conhecimento em sentido amplo, em todas as suas formas de manifestação.

Os currículos escolares, em todas as épocas e culturas, têm no par Matemática - Língua materna seu eixo fundamental. Gostando ou não da Matemática, as crianças a estudam e os adultos a utilizam em suas ações como cidadãos, pessoas conscientes e autônomas, consumidores ou não. Todos lidam com números, medidas, formas, operações; todos lêem e interpretam textos e gráficos, vivenciam relações de ordem e equivalência, argumentam e tiram conclusões válidas a partir de proposições verdadeiras, fazem inferências plausíveis a partir de informações parciais ou incertas.
Em outras palavras, a ninguém é permitido dispensar o conhecimento da Matemática sem abdicar de seu bem mais precioso: a consciência nas ações.

Os conteúdos disciplinares de Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, abrangem quatro grandes blocos temáticos. Três deles já contemplados em propostas anteriores: Números, Geometria e Medidas, o quarto bloco refere-se à Representação de Dados e ao Tratamento de Informação, abrindo espaço para incorporação críticas das tecnologias no ensino.

Conheça o Currículo Oficial de Matemática do Estado de São Paulo!














Para subsidiar o novo Currículo em 2009, a SEE/SP forneceu os respectivos Cadernos do Professor (versão revista) por componente curricular, série e bimestre, além dos Cadernos dos Alunos (atendendo as inúmeras solicitações de professores e gestores).
É importante compreender que o conjunto de Cadernos - do Professor e do Aluno – não substitui o livro didático escolhido pela escola. Ao contrário, ele se constitui em poderoso aliado dos professores a quem caberá promover sua articulação aos demais materiais de apoio ao Currículo.