terça-feira, 9 de junho de 2009

Recuperação Paralela 2009 - Acompanhamento nas Unidades Escolares

Os PCOPs de Matemática Profª Iara Arakaki e Profª Mutsu-ko Kobashigawa, assim como os PCOPs de Língua Portuguesa: Prof. Patrick Fernandes Rezende Ribeiro, Prof. João Mário Santana e Prof. Júlio Kengo Watanabe deram início ao acompanhamento das escolas que possuem salas de Recuperação Paralela no Ensino Fundamental. Esse acompanhamento está sendo organizado por meio de um cronograma de visitas, de modo a conciliar os Supervisores das unidades escolares e PCOPs de Língua Portuguesa e Matemática.

No município de Praia Grande esse acompanhamento ocorreu dia 09/06/2009 na EE Profª "Marlene Leite da Silva", com as Turmas 01 (Matemática) e 03 (Língua Portuguesa), sob orientação das professoras Cilene e Regineide respectivamente. Durante esse período (11h30min às 13h10min) foi também conversado com a equipe gestora, a PC Profª Roseli Slompo e Diretora Profª Euflauzina para ciência dos relatórios de acompanhamento.

A unidade visitada, no município de Mongaguá, foi a EE “José Cesário Pereira Filho”, no último dia 03/06/2009, no período (10h40min – 12h20min) em que as Turmas 05 (Matemática - 5ª e 6ª séries) e 03 (Língua Portuguesa – 8ª A e 8ª B) estavam desenvolvendo atividades com os professores Benedito e Jacira, respectivamente. Os supervisores Cláudia Eliane Leite (Projeto Recuperação Paralela) e Cleusa Aparecida do Prado Simonassi (Unidade Escolar) estavam presentes no momento da visita.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Acompanhamento nas HTPCs das Escolas Vulneráveis.

Desde maio de 2009 a Oficina Pedagógica vem acompanhando, juntamente com o supervisor responsável de cada unidade escolar, as HTPCs das escolas consideradas vulneráveis da nossa Diretoria de Ensino.
Durante esse acompanhamento a Oficina Pedagógica vem realizando discussão sobre a política pública educacional da SEE/SP, utilizando dinâmica relacionada ao tema proposto, assim como questões pedagógicas retiradas do Caderno do Gestor 2009, Propostas Pedagógicas e Cadernos dos Professores e Alunos 2009.
Foram também apresentadas planilhas contendo os dados comparativos de Desempenho do SARESP - Níveis de Proficiência, IDESP e ENEM dos anos de 2007 e 2008, para análise quantitativa e qualitativa de cada unidade escolar.
Até o momento foram ouvidos depoimentos de professores em relação ao trabalho do 1º bimestre envolvendo Situação de Aprendizagem bem sucedida, em cada disciplina.
A equipe da Oficina Pedagógica vem fazendo sugestões e apoiando as atividades que estão sendo complementadas pelos professores, de modo a satisfazer o objetivo de cada Situação de Aprendizagem e dessa forma implementar o novo Currículo Oficial.
Acreditamos que desta maneira podemos compartilhar as dúvidas dos nossos professores, no que refere a aplicação deste novo Currículo, e propor um trabalho de qualidade de modo a favorecer uma aprendizagem significativa aos nossos alunos.
Após reunião interna, realizada no dia 02/06, com o Dirigente Substituto e Supervisores destas escolas, a equipe estará trabalhando na elaboração do cronograma de acompanhamento solicitado pela SEE/SP contendo visitas de maio até outubro para ser entregue até o final de junho. Após aprovação do cronograma faremos a divulgação de parte deste, neste mesmo espaço.

PCOPs de Matemática contribuem na formação dos PCs e Professores das Oficinas Curriculares das Escolas de Tempo Integral: "Experiências Matemáticas"

Escolas de Tempo Integral - Programa Game SuperAção


Dia:05/06/2009 - Local: DERSV


O tema trabalhado neste encontro foi o Roteiro de Planejamento destinado às 7ª e 8ª séries das Escolas de Tempo Integral e inscritas no Game SuperAção.
Ao selecionar as atividades de matemática a preocupação foi elaborar uma seqüência didática (confecção do Tangran por meio de dobraduras) de modo a contemplar os PCs que não eram da área para que pudessem acompanhar a atividade sugerida, seguindo a filosofia “Abrace essa Causa” e “Todos Juntos”.
Segue o link de apresentação destinada aos professores da Oficina Curricular: “Experiências Matemáticas”.
Contamos também com a presença da Coordenadora Regional do Programa, a psicóloga e profª Sílvia Lima Duarte, além da equipe responsável da Diretoria, a supervisora Mariza Rodrigues Branco e o PCOP João Mário.

Dia 04/06/2009, na DERSV, os PCOPs de Matemática contribuem na formação dos Professores Coordenadores e Professores das Oficinas Curriculares das Esco

Escolas de Tempo Integral

Programa SuperAção


O tema trabalhado neste encontro foi o Roteiro de Planejamento destinado às 7ª e 8ª séries das Escolas de Tempo Integral e inscritas no Game SuperAção.
Ao selecionar as atividades de matemática a preocupação foi elaborar uma seqüência didática (confecção do Tangran por meio de dobraduras) de modo a contemplar os PCs que não eram da área para que pudessem acompanhar a atividade sugerida, seguindo a filosofia “Abrace essa Causa” e “Todos Juntos”.
Segue o link de apresentação destinada aos professores da Oficina Curricular: “Experiências Matemáticas”.
Contamos também com a presença da Coordenadora Regional do Programa, a psicóloga e profª Sílvia Lima Duarte, além da equipe responsável da Diretoria, a supervisora Mariza Rodrigues Branco e o PCOP João Mário.